A reportagem é de Héctor Barbotta, publicada por Página/12, 29-09-2026.

O fantasma que percorreu a Espanha na primavera de 2011 voltou a erguer suas barracas na Puerta del Sol. Quinze anos depois de aquele movimento dos Indignados — nascido em um 15 de maio que se transformou no fenômeno político do 15-M — arrasar os alicerces do bipartidarismo, as praças de Madri, Barcelona e outras cidades voltaram a amanhecer ocupadas. No entanto, nesta Espanha golpeada por preços de aluguel proibitivos, a indignação já não filosofa sobre representação democrática ou sobre a ditadura do poder financeiro: tem nome, sobrenome e data de despejo.

O estopim que acendeu o pavio ocorreu na semana passada, no centro de Madri. Mari Carmen Abascal, uma aposentada de 87 anos, foi expulsa do apartamento onde morava havia toda a vida. Vivia ali desde os 17 anos, mas a empresa proprietária do imóvel decidiu quintuplicar o aluguel de uma só vez. A imagem da idosa empurrada para a rua pela polícia desencadeou um rastro de pólvora popular que transbordou as autoridades. À noite, e cedendo à pressão social, a Urbagestión, a empresa que despejou "Maricarmen", decidiu devolver-lhe o apartamento.

A armadilha dos aluguéis

O fenômeno espanhol apresenta um paradoxo sombrio: não se trata de uma crise de desemprego em massa, falta de oportunidades e êxodo juvenil como a que sobreveio à crise financeira deflagrada em 2008, mas sim de uma armadilha salarial. Na Espanha atual há emprego ativo, mas o salário médio é devorado por completo pelos gastos com moradia. Um aluguel médio em qualquer cidade grande ou média exige, no melhor dos casos, 70% da renda de um jovem trabalhador, o que empurra toda uma geração para a impossibilidade de se emancipar e lança os idosos à intempérie diante do avanço impune dos fundos abutre e dos apartamentos turísticos.

Alugar a preços astronômicos um quarto, e não um apartamento, tornou-se a dura realidade não apenas dos jovens estudantes, mas de trabalhadores de qualquer idade. É uma das principais consequências de que a estrutura da propriedade imobiliária nas principais praças espanholas esteja mudando drasticamente com a irrupção massiva dos fundos de investimento, que impõem no mercado a lei do mais forte.

Foi assim que voltou a cenografia do 15-M: a tomada do espaço público emblemático, a organização em assembleias horizontais, a ausência de bandeiras partidárias e o protagonismo de uma juventude sem futuro. Mas a semelhança termina na forma. Enquanto o movimento de 2011 foi uma impugnação sistêmica e generalizada — sob o lema "Não somos mercadoria nas mãos de políticos e banqueiros", que dinamitou a política tradicional, acabou com o bipartidarismo e deu origem a partidos como o Podemos —, a revolta atual é pragmática, monotemática e raivosa.

O movimento dos inquilinos já não pede refundar a democracia nem sonha com constituintes. Vem respaldado por uma rede territorial consolidada ao longo de anos (como os Sindicatos de Inquilinas e a Plataforma de Afetados pela Hipoteca) e exige medidas concretas de intervenção estatal: a redução drástica de 50% dos aluguéis em zonas tensionadas, a proibição da compra de moradia por não residentes e fundos especulativos, o fim do modelo de apartamentos turísticos, o freio aos despejos sem alternativa e a aprovação urgente do batizado "Decreto Maricarmen", que obrigue os locadores a justificar com causa legal a não renovação dos contratos. E, pela primeira vez, paira sobre a mesa uma ameaça explícita de ação direta: a greve coletiva de aluguéis. O inadimplemento em massa como arma de pressão.

Essa escalada de tensão social chega às vésperas da aprovação de um novo decreto de moradia por parte do governo central e escancara as profundas contradições da esquerda institucional. Depois de oito anos de administrações progressistas encabeçadas pelo socialista Pedro Sánchez — e tendo percorrido o trajeto que vai das praças aos carpetes do poder —, o problema não apenas continua intacto como se agravou.

A cena política atual beira o grotesco. Irene Montero, referência do Podemos e figura-chave na tradução eleitoral do 15-M para a política institucional, tentou nos últimos dias se colocar à frente das marchas. Fez isso arrastando um forte desgaste de credibilidade, depois de ser alvo de duras críticas por ter adquirido, anos atrás, após desembarcar na política institucional ao lado de seu companheiro Pablo Iglesias, um chalé com um terreno de 2 mil metros quadrados em uma das zonas mais exclusivas dos arredores de Madri. Em paralelo, a vice-presidenta segunda do governo e líder do Sumar, Yolanda Díaz, incentiva abertamente as mobilizações contra o próprio Executivo do qual faz parte, escancarando a fratura interna de uma coalizão encurralada por suas próprias promessas não cumpridas e por contradições insuperáveis.

Quinze anos depois de os Indignados demonstrarem que as instituições eram vulneráveis à pressão da rua, a história não se repete como farsa, mas como urgência material. Os jovens que hoje acampam em Sol já não buscam criar novos partidos políticos; aprenderam que os governos passam, mas o aluguel tem que ser pago no primeiro dia do mês. E, desta vez, a palavra de ordem já não é discutir o sistema, mas arrancar-lhe as chaves.

Leia mais

 

fonte: https://www.ihu.unisinos.br/671503-a-crise-habitacional-na-espanha-reacende-o-movimento-dos-indignados

Idosa de 87 anos despejada em Madri poderá voltar para casa

Empresa dona do imóvel chega a acordo com advogados de idosa após comoção causada pelo caso. Maricarmen Abascal voltará para casa quando receber alta de hospital onde foi internada depois de despejo.

A informação é publicada por DW, 29-09-2026.

Após a grande comoção causada pelo seu despejo, a idosa Maricarmen Abascal, de 87 anos, poderá voltar para a casa no bairro do Retiro, em Madri, informou sua advogada nesta segunda-feira (28/09). A empresa proprietária do imóvel chegou a um acordo com os representantes da inquilina depois da repercussão que o caso gerou uma onda de protestos na capital espanhola.

Abascal viveu durante 70 anos no apartamento e sempre pagou seu aluguel em dia. No entanto, a idosa de 87 anos acabou sendo despejada na semana passada. A aposentada passou anos envolvida em uma batalha judicial contra uma empresa que comprou o imóvel.

Abascal pagava um aluguel no valor de cerca de 500 euros por mês (cerca de R$ 2,9 mil). O novo proprietário do imóvel, porém, resolveu aumentar em 275% o valor do aluguel mensal, para 2.650 euros (aproximadamente R$ 15,6 mil), segundo o Sindicato de Inquilinos de Madri. Abascal não tinha condições de pagar esse valor, pois recebe uma aposentadoria de 1.300 euros por mês.

A disputa chegou até a Suprema Corte da Espanha, que decidiu a favor da empresa e abriu caminho para o despejo. Com apenas 30 minutos para reunir seus pertences, Abascal foi escoltada por policiais da tropa de choque. Ela foi retirada de sua casa em uma maca e levada para uma ambulância.

"Esperamos que este acordo também sirva para mudar um pouco o paradigma da habitação", declarou Beatriz Duro, advogada de Abascal, que destacou que houve "boa vontade de ambas as partes" e que o novo aluguel será "semelhante ao valor que ela vinha pagando".

Abascal poderá retornar ao apartamento, após receber alta do hospital, onde está sendo tratada por exaustão, acrescentou a advogada.

🔍 Adicione o Instituto Humanitas Unisinos – IHU às suas fontes favoritas do Google

Crise habitacional

O caso de Abascal acabou expondo um problema antigo na Espanha: o alto custo da moradia. Além disso, ele provocou uma nova disputa política às vésperas do debate parlamentar sobre uma proposta legislativa relacionada aos aluguéis, para a qual o governo do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, ainda não reuniu apoio suficiente.

No sábado, dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas em várias cidades em apoio a Maricarmen e para protestar contra a situação do mercado imobiliário. Centenas delas permaneceram acampadas na Puerta del Sol, no centro de Madri.

Os manifestantes que continuam acampados na praça, organizados pelo Sindicato de Inquilinas, esperam que o governo liderado por Sánchez aprove nesta terça-feira o chamado decreto "Maricarmen". A proposta incluiria, entre outras medidas, contratos de aluguel por prazo indeterminado, embora as negociações em curso indiquem que essa reivindicação dificilmente será atendida.

Para que o pacote de medidas urgentes seja aprovado pelo Parlamento espanhol, o governo precisará do apoio de outras forças políticas. Até o momento, esse respaldo não está garantido, nem mesmo por parte do Sumar, parceiro da coalizão governista, que não descarta se ausentar da votação caso o texto não contemple integralmente suas exigências.

Entre as propostas para tentar conter a crise habitacional estão o reforço da proteção contra despejos, a proibição de compras especulativas por fundos de investimento, a estabilização dos contratos de aluguel, a regulamentação dos aluguéis de temporada, a aplicação de IVA aos apartamentos destinados ao turismo e incentivos fiscais para inquilinos e compradores da primeira moradia.

No entanto, o texto não deverá incluir a renovação automática dos contratos de aluguel, medida defendida pelos manifestantes e pelo Sindicato de Inquilinas para impedir que proprietários promovam aumentos significativos e não regulados ao término dos contratos.

Leia mais

fonte: https://www.ihu.unisinos.br/671504-idosa-de-87-anos-despejada-em-madri-podera-voltar-para-casa

acervo cfemea2